SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda ou Cobra Cipó

A bicuda não é uma cobra venenosa. Sua dentição é opistóglifa (na maxila superior há um dente posterior com sulco, por onde escorre o veneno, mas que atinge apenas suas presas). 

Durante a observação da cobra cipó, pudemos observa ser um animal dócil não se incomodou com a câmera, e nos possibilitando ate mesmo pegar em sua calda. Estava entre arbustos numa altura media de 1 metro, muito bem camuflada entre os galhos. A cobra estava localizada na grota, bem próximo ao riacho que corta o municipio de Riachão. 


É uma cobra de corpo fino, cabeça estreita e alongada. Coloração do cinza ao cinza-prata ou de cobre, a parte abaixo da cabeça é do amarelo ao amarelo-esverdeado. Seu peso é menor que 100 gramas, comprimento médio, entre 1,5 a 2 metros, a cauda é longa e é maior que 30% do seu comprimento total.

Serpente de tamanho médio, delgada e alongada, cabeça afilada. Olhos grandes e pupilas redondas. Arbórea por excelência, alimenta-se de pequenos mamíferos, aves e lagartos que caça durante o dia. Habita cerrados, campos e florestas. 

Tem hábito arborícola, ou seja, é ativa sobre a vegetação. De difícil visualização, pois quando em perigo finge ser um ramo do arbusto para escapar dos predadores. Suas defesas são escancarar a boca, exibindo a mucosa bucal e soltar uma descarga cloacal (expulsão de fezes e outras substâncias). A bicuda é mais ativa durante o dia. 

Oxybelis Aeneus é o nome científico da serpente que é conhecida como serpente Bicuda ou Cipó. Ela é uma serpente que tem o focinho alongado. É uma serpente bastante comum e fácil de ser encontrada.

é uma cobra da família Colubridae que varia de sul do Arizona, nos Estados Unidos, através do México até o norte da América do Sul e Trinidad e Tobago. 

Esta serpente é muitas vezes confundida com uma videira. Quando ameaçada, esta serpente, por vezes, libera secreções mau cheiro do seu ânus. O. aeneus é uma peçonhentas traseira de presas de cobra, mas não é considerado perigoso. No entanto, uma picada pode causar uma sensação de coceira.

  • A embreagem de até oito ovos é colocado no verão. Os filhotes começam a aparecer em agosto.
  • Nome Científico: Oxybelis aeneus
  • Família: Colubridae
  • Ordem: Squamata
  • Distribuição: América do Sul, no Brasil ocorre no nordeste e centro-oeste.
  • Habitat: Cerrados, campos e florestas.
  • Alimentação: Lagartos, lagartixas, teiús, camaleões.
  • Reprodução: Ovípara (põe ovos)



















Imagem e Texto: Felipe bernardo

3 comentários:

Anônimo disse...

A Constituição Brasileira impõe respeito a todas as formas de credos. Também a todas as pessoas em nosso território, brasileiras ou não.
Respeito significa tolerância e não consentimento como demonstrado nas atitudes do governador José Maranhão junto a representantes do Candomblé.
Não é surpresa, sabendo que ele responde por vários processos no Tribunal Superior de Justiça.
Maranhão foi acusado de abuso de poder político e econômico, compra de votos, conduta vedada e uso indevido de meio de comunicação.
Isto é respeito à Constituição?

Anônimo disse...

Parem com a poluição,não desperdicem água poque daki a 50 anos nós futuros pessoas estaramos brigando por 1 copo de água,se cortarem 1 arvore plantem 2 porque daqui a 30 anos estaremos resperindo nuvens e mais nuvens de poluição,parem a matança de animais e caças iligais sem eles nós seres humanos ñ somos nada,tem pessoas que pensão vo matar 1 animal pq ele ñ tem sentimento isso é (MENTIRA)os animais são iguais nós humanos oque 1 animal indefesso tem para morrer se porexemplo:um cachorro morde vc q esta lendo isso oque vc vai faser?matar ele por ele se defender?
uma ves eu estava passando de carro na rua e vi uma população de jentes maldosas com pedasos de paus querendo matar um pit-boo e eu desi do carro correndo quando cheguei no mei deles eu vi o coitado do cão que naceu para ser feliz todo mijado de medo de morre!
sabem oque eu fis?
peguei ele no colo e coloquei dentro do meu carro, ele mordeu minha mão e eu não matei ele porisso,eu fale:
-calma amigão vc é meu agora,quando eu peguei ele ele tinha 1 ano hoje crio ele com muito carinho ele tem uma fámilia e toda ves que ele me ve chegando em casa ele fas questão de vim e me dar muitos e muitos carinho por que no fundo o fundo ele me agradeseu por salvar ele porfavor (NUNCA MATEM UM ANIMAL SLAVEM ELES E UM DIA Ñ IMPORTA COMO ELES IRAM LHE AGRADESER.)

Anônimo disse...

lenham isso aqui em sima e iram se tocar como é a vida

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores