SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

O Massapê

Visitando diversas regiões da cidade de Riachão podemos encontrar varias localidades com suas complexas diferenças e uma dessas é o massapé que fica próximo a entrada da cidade.


O local é muito utilizada para agricultura, agropecuária e muito rico em minérios não explorado. Na região não temos vestígios de população ou moradias, mas apenas casas que servem para os agricultores e guardarem ferramentas, utensílios e ração para o gado.
  

Você sabe o que é massapê

A expressão popular solo “massapê” aparentemente deriva de “amassa pé”, devido à elevada pegajosidade dos solos assim denominados na região do Recôncavo Baiano. Estes solos apresentam problemas físicos, tais como dureza e pegajosidade excessivas, fendilhamento, e problemas para a construção civil. 

No entanto apresentam boa fertilidade química natural. Na classificação brasileira solos a maior parte do “massapê” originalmente descrito pode ser classificado como Vertissolo. Posteriormente este termo passou a ser indiscriminadamente utilizado para denominar solos argilosos, principalmente na região canavieira do Nordeste do Brasil.

O massapé é um solo muito fértil e, portanto, excelente para a prática da agricultura. No período colonial, foi muito explorado na agricultura de cana-de-açúcar.

O massapê tem em sua composição uma elevada presença de argila. Em regiões tropicais que possuem estações seca e úmida bem definidas. Na época úmida, o massapé apresenta uma consistência pegajosa e no período de seca ele fica rígido.

A Terra de Massapê é um solo siltoso-argiloso (muito rico), é escuro e rico em húmus. O massapê é oriundo da decomposição de rochas sedimentares, como os folhelhos (rocha argilosa em finas camadas) formados no período cretáceo.








Folha de Riachão/Felipe Bernardo







0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores