Neste ano, foram notificados mais de 51 mil casos no estado. Plano deve ser aplicado inicialmente em 47 municípios.
O governo de Pernambuco lançou um plano de combate à dengue nesta semana. As ações são concentradas em três frentes: educação em saúde nas escolas, visita de mobilizadores às residências e colocação de coberturas para reservatórios de água. No total, devem ser investidos R$ 2,8 milhões.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o plano deve ser aplicado inicialmente em 40 municípios considerados prioritários no Programa Estadual de Combate à Dengue e em outro sete que entraram em situação de calamidade pública depois das cheias registradas em junho. A ideia é conscientizar a população e evitar o crescimento no número de casos que acontece geralmente em janeiro.
Cerca de 850 professores do ensino fundamental de 488 escolas públicas devem receber orientações de instrutores sobre a dengue. De acordo com a gerente de prevenção e controle de zoonoses da secretaria, Nara Arruda, os professores devem receber informações sobre os hábitos do mosquito transmissor da doença, sobre a prevenção e os sintomas. O objetivo é mobilizar os profissionais e os alunos e estimular a continuidade das ações de combate à dengue em casa e na comunidade.
A secretaria informa que, até outubro de 2010, foram notificados 51.629 casos de dengue no estado, distribuídos em 174 municípios. Houve aumento de 600% dos casos, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os três municípios com maior concentração de pacientes são Recife, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes.
0 comentários:
Postar um comentário