Plantadores de Cana mapeiam mais de 45 mil ha de terras cultivadas na Paraiba
Área total plantada é de pelo menos 120 mil hectares, diz entidade
Pensando na grande importância que tem as plantas planialtimétricas e os mapas de uso do solo no planejamento do agronegócio, visto que na hora de se tomar decisões que envolvem a compra de insumos, cálculo de previsões de safra e a demarcação de áreas de Reserva Legal, por exemplo, o produtor deve ter conhecimento integral de sua área, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), no intuito de auxiliar seus associados no uso dessas ferramentas, realiza desde 2005 o mapeamento dos imóveis rurais de seus associados. Até agora foram mais de 45 mil ha de terra mapeados. De acordo com o Tecnólogo em Geoprocessamento da Asplan, Thybério Luna, a Asplan está fazendo um mapeamento de todas as propriedades rurais dos associados, que muitas vezes não tem apenas cana, mas também cria gado, cultiva macaxeira, abacaxi, e precisa de um estudo mais completo de sua terra. A área total plantada estimada pela entidade, voltada apenas ao cultivo de cana-de-açúcar na Paraíba, é de pelo menos 120 mil ha.
Para Thybério, se a Asplan tivesse optado por realizar a medição apenas das áreas voltadas ao cultivo da cana dos associados à entidade, que somam 42 mil ha, todo o mapeamento já teria sido finalizado. “Se medíssemos apenas as áreas de cana, já teríamos concluído toda a área plantada pelos fornecedores. Entretanto, achamos por bem realizar o levantamento completo dos imóveis”, disse o tecnólogo, lembrando que 80% dos mapeamentos foram realizados exclusivamente pela entidade e 20% através da cooperação de outros técnicos da área.
Segundo o tecnólogo, dependendo das necessidades do associado, além dos levantamentos topográficos, a entidade também está preparada para oferecer serviços de Modelagem Numérica de Terreno (MNT), processamento digital de imagens, álgebra de mapas e geoestatística. “Temos todas as condições de realizar esse trabalho. Só não temos ainda condições de atender à Lei 10.267, que trata do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, pela estrutura material, humana e logística que ela necessita”, explica o tecnólogo, frisando que mesmo assim não descarta a possibilidade para o futuro, visto que a Asplan já conta com um profissional credenciado junto ao INCRA.
Para solicitar o serviço de levantamento topográfico, o produtor deve procurar a sede da Asplan ou ligar para o número (83) 3241-6424. A prestação do serviço é feita seguindo uma ordem de data de solicitação. Entretanto, dependendo do grau de necessidade do produtor, que em função de espólios, vistorias do INCRA, registros em cartório ou licenciamentos pode precisar do serviço com mais urgência, a Asplan também pode antecipar o atendimento.
Para o presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, o mapeamento de toda a área de cultivo de cana na Paraíba é importante não só para que o produtor conheça melhor sua terra e possa plantar mais e melhor, mas também para que o Estado possa estar cada vez mais consciente de sua potencialidade no Nordeste e trabalhar pelo seu fortalecimento. “O Brasil é uma liderança na produção de cana de açúcar no mundo e devemos estar cada vez mais conscientes de como estão as terras cultivadas e na Paraíba não é diferente. O produtor precisa fazer esse levantamento, até para garantir a legalidade de suas terras e a sua expectativa de safra, ressalta o dirigente.
0 comentários:
Postar um comentário