SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Nesta 4ª: Tribunal julgará notícias-crime contra 5 prefeitos, dentre eles o de Areia e Mulungu



Um total de 59 processos está na pauta de julgamento do Tribunal Pleno desta quarta-feira, 15. Serão apreciadas cinco Notícias-Crime contra: o prefeito de Areia, Elson da Cunha Lima Filho, que responde por duas; o representante de Bayeux, Josival Júnior de Souza, uma; o prefeito de Mulungu, José Leonel de Moura, outra; o de Riacho dos Cavalos, Sebastião Pereira Primo, uma. Há, também, uma Ação Penal, cujo réu é o prefeito de Lucena, Antônio Mendonça Monteiro Júnior, e nove Ações Direta de Inconstitucionalidade (ADIns) movidas pelo Ministério Público contra municípios paraibanos. A sessão está marcada para às 9h, no primeiro andar do Palácio da Justiça.

A Notícia-Crime que tem como noticiado o prefeito do Município de Mulungu, José Leonel de Moura, tem a relatoria do desembargador Arnóbio Alves Teodósio. Consta nos autos que, ao assumir a Prefeitura, o Município contava com um micro-ônibus equipado com gabinete odontológico na sua frota de veículos. No entanto, com o passar do tempo, a população começou a sentir falta do veículo, que depois foi encontrado depenado em uma sucata.

Outra Notícia-Crime envolvendo prefeito é de relatoria da juíza convocada Maria das Graças Morais Guedes. O Município de Riacho dos Cavalos teve um parecer contrário na prestação de contas, referente ao exercício de 2006, emitido pelo Tribunal de Contas. De acordo com o Ministério Público, o prefeito, em conluio com seu assessor jurídico e a presidente da comissão permanente de licitação, teria praticado crimes previstos no Decreto nº 201/1969.

Já contra o prefeito de Lucena e alguns assessores pesa a acusação de que, devidamente combinados, teriam frustrado o caráter competitivo da licitação, que tinha como escopo a compra de equipamentos para o CAIC. Também conforme o MP, o objetivo do grupo seria obter vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação. Em junho de 1997, eles teriam contemplado empresas, de forma fraudulenta, como vencedoras.

O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Bayeux (Sintramb-PB) entrou com Notícia-Crime contra o prefeito Josival Júnior de Souza, conhecido como “Jota Júnior”, acusando-o de atos de improbidade administrativa. Segundo o Sindicato, o prefeito vem ferindo, frontalmente, a legislação ao se recusar a repassar os valores das contribuições sindicais descontadas dos salários dos servidores municipais. De acordo com a representação sindical, o edil não repassou as contribuições referentes aos meses de dezembro de 2008 (parte), fevereiro e março de 2009.

A primeira Notícia-Crime na qual o prefeito de Areia, Elson da Cunha Lima Filho, figura como noticiado, tem a relatoria do juiz convocado José Guedes Cavalcanti Neto. Conforme os autos, em janeiro de 2010, em um programa de rádio, o prefeito teria agredido, verbalmente, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia, Francisco de Assis Lourenço da Silva. O noticiante disse que Elson da Cunha Lima Filho denegriu, também, a imagem do Sindicato.

Já a segunda Notícia-Crime trata de contratação irregular de seis servidores para a Prefeitura Municipal de Areia, sem concurso público, nos exercícios de 2007 e 2008. A relatoria é do desembargador Nilo Luis Ramalho Vieira.

Conforme informações da Assessoria do Tribunal Pleno, as ADIns, com pedido de liminar, têm como base a contratação irregular de servidores públicos municipais que, segundo o Ministério Público, “violam a regra constitucional, que impõe a prévia aprovação em concurso público”. Os relatores dos processos são os desembargadores Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, Genésio Gomes Pereira Filho e José Ricardo Porto.

Já os municípios que respondem às ações, por meio de seus respectivos prefeitos, são: Rio Tinto,  Puxinanã, Guarabira, Marizópolis, Santo André, Alagoa Nova, Monte Horebe, Carrapateira e Riacho de Santo Antônio.

A Ação Penal nº 999.2009.000430-3/001, que envolve Marcus Odilon Ribeiro Coutinho, é relacionada à contratação irregular de servidores. A relatoria do processo é do desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que atendeu o requerimento da defesa e adiou o julgamento para a sessão do dia 12 de janeiro de 2011.
TJPB

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores