SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

CNM orienta Municípios para elaboração de plano de Gestão


Diversos gestores municipais têm procurado a Confederação Nacional de Municípios (CNM) em busca de orientações sobre a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Uma das determinações da Lei 12.305/2010 é de que até agosto de 2012 todos os Municípios tenham o plano, caso contrário serão impedidos de ter acesso a recursos destinados ao setor, com do Programa de Aceleração ao Crescimento 2 (PAC-2), por exemplo.

Por este motivo, a CNM orienta para importância do projeto e segmentos que devem constar nele. Coleta seletiva, Compostagem e Educação Ambiental são políticas que os Municípios devem incluir no Plano para cumprir, também, obrigatoriedade de eliminar os lixões até agosto de 2014.

A CNM ressalta: a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) obriga os Municípios a eliminarem os Lixões e que eles enviem somente os rejeitos para os Aterros Sanitários. Este processo deve estar em funcionamento em quatro anos.

De acordo com os esclarecimentos da Confederação, o plano é um documento que indica a realidade da região e traça as ações para implantar o correto tratamento do lixo urbano. O processo deve incluir a geração, a segregação, o acondicionamento, a coleta (tradicional e/ou coletiva), o transporte, o tratamento e a disposição final. O objetivo é promover a proteção à Saúde pública e a proteção ao Meio Ambiente.

Características
Ao ser elaborado, a gestão municipal deve levar em conta que a quantidade e a qualidade do lixo gerado decorre da quantidade populacional, as características socioeconômicas e culturais, o grau de urbanização e os hábitos de consumo da população. Assim, a CNM também indica a participação do executivo e demais segmentos para a elaboração de um projeto que prevê o gerenciamento integrado do lixo e a implementação e articulação das ações definidas na política publica instituída por meio do PMGIRS.

Para desenvolver um projeto que alcance as metas instituídas pela lei, finaliza a CNM, os Municípios devem: implantar um Programa de Coleta Seletiva eficiente, Usinas de Triagem e Compostagem de Lixo e Programas de Educação Ambiental.

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores