SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Projeto estimula crianças a desenvolver consciência ecológica

Plantar, colher e saborear os alimentos. Este é o processo desenvolvido pelas crianças no Centro de Referência Educacional Infantil (Crei) Maestro Pedro Santos, situado no Conjunto Cidade Verde, em Mangabeira VIII. A atividade pedagógica faz parte do projeto 'De Mãos Dadas Com a Natureza', criado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).


O objetivo é ensinar os alunos a conhecer e valorizar os alimentos, possibilitando o contato direto com a natureza e desenvolvendo a consciência ecológica, além de mostrar na prática que verduras e legumes são nutritivos e fazem bem à saúde. "Nós falamos que se eles quiserem crescer saudáveis e fortes precisam se alimentar bem. Daí entra a imaginação de cada criança, dizendo que para ser um médico ou um bombeiro precisa então comer muita hortaliça”, observou a professora Karina Alcântara.



Os alunos cultivam e colhem feijão, milho, cana de açúcar, couve, alface, coentro, tomate, milho e frutas. Todos os alimentos cuidados por eles são consumidos no próprio Crei.



Os pais também foram envolvidos no projeto como voluntários, auxiliando na manutenção das hortas e no plantio. A dona de casa Conceição Pereira da Silva participa da atividade desde o início do ano. "Fiquei maravilhada com minha filha, quando ela foi almoçar em casa no final de semana e pediu para eu fazer salada. A partir daí, comecei a dar minha contribuição”, disse a mãe de Ana Cecília, de cinco anos, que na semana passada participou com sua turma da colheita de alface.



"Hoje é um dia especial. Pela primeira vez, eu e meus amiguinhos vamos poder levar um pé de alface pra casa”, comemorou a estudante Ana Cecília. Manoela Katialy, também de cinco anos, vai além e exibe o pé de alface personalizado. "A minha tia me ajudou a colher e colocou essa embalagem com os nomes. No meio de tantos, eu achei o meu”, brincou.



Para a coordenadora da unidade educacional, Eliane Oliveira, a ideia é que as crianças levem também o projeto para dentro de casa, aproveitando cada espaço disponível para o cultivo de hortaliças, melhorando a qualidade de vida e também o orçamento familiar.



Alimentação colorida – O Crei ainda desenvolve outro projeto na área de alimentação, que tem o objetivo de desenvolver nas crianças o hábito da alimentação saudável e a implantação do self-service na hora do lanche e do almoço, momento em que eles comem de garfo e faca e em prato de vidro. Essa iniciativa faz com que as crianças escolham o que desejam comer e aprendam como se comportar na hora das refeições.



Secom-JP

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores