VOTO LIMPO: Congresso em Foco recomenda “pensar bem” antes de votar em 15 paraibanos

O portal Congresso em Foco, que tem um trabalho contra a corrupção na política brasileira, publicou nesta segunda-feira (27) uma relação de políticos que segundo a reportagem merecem a “atenção” do eleitor. Na verdade, são políticos que concorrem nas eleições deste ano e que foram barrados pela Lei da Ficha Limpa, são réus em ações penais, foram denunciados como integrantes do esquema dos sanguessugas ou presos em ações das polícias Civil e Federal.
São 322 nomes de 25 estados brasileiros, sendo que 15 deles são paraibanos. Nas palavras do próprio site, a mensagem aos paraibanos é bem direta: “Se você vota na Paraíba, pense bem antes de dar o seu voto a qualquer um dos nomes abaixo”.
E na relação, existem desde pessoas totalmente desconhecidas até representantes do alto escalão da política local. São quatro representantes do PMDB, dois do PSDB, dois do PDT, dois do PTB, um do PCB, um do PT, um do PP, um do PSL e um do PPS.
O PSDB é o que possui os nomes mais conhecidos da lista: o ex-governador Cássio Cunha Lima, que é candidato ao Senado Federal; e o deputado federal Rômulo Gouveia, que é candidato a vice-governador na chapa do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB).
No PMDB, estão o ex-deputado federal Benjamin Maranhão, que é sobrinho do governador e candidato à reeleição José Maranhão (PMDB); os deputados estaduais Márcio Roberto (candidato à reeleição ) e Dr. Verissinho (que desistiu da disputa por causa dos problemas na justiça); e o ex-prefeito de Sousa Salomão Gadelha, candidato a deputado estadual.
Entre os políticos mais tradicionais, destaque ainda para o ex-deputado federal e suplente de senador Carlos Dunga, candidato a deputado estadual; o deputado estadual Jacó Maciel, que desistiu da disputa; e os ex-prefeitos Leomar Maia (Pombal) e João Estrela (Sousa).
Confira a lista na íntegra e o que pesa contra cada um:
1- Abmael de Sousa Lacerda, Dr. Verissinho (PMDB) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa
2- Benjamin Maranhão (PMDB) – candidato a deputado federal - Foi um dos denunciados pela CPI dos Sanguessugas. Responde ao processo 28393-19.2009.4.01.3600 na Justiça Federal de Mato Grosso pelos crimes de quadrilha ou bando, corrupção passiva e contra a Lei de Licitações.
3- Carlos Dunga (PTB) – candidato a deputado estadual. Foi um dos denunciados pela CPI dos Sanguessugas. Responde ao processo 13602-45.2009.4.01.3600 na Justiça Federal de Mato Grosso pelos crimes de quadrilha ou bando, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
4- Cássio Cunha Lima (PSDB) – candidato a senador – barrado com base na Lei da Ficha Limpa. Foi cassado do cargo de governador, pela Justiça, por prática de crime eleitoral.
5- Francisco Edilson da Silva Ribeiro (PCB) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa
6- Jacó Maciel (PDT) – candidato a deputado estadual, barrado com base na Lei da Ficha Limpa
7- João Marques Estrela e Silva (PDT) – candidato a deputado federal, barrado com base na Lei da Ficha Limpa
8- José Belo da Costa Filho (PT) – candidato a deputado estadual, barrado com base na Lei da Ficha Limpa
9- José Carlos de Souza (PP) – candidato a deputado estadual, barrado com base na Lei da Ficha Limpa
10- Leomar Benício Maia (PTB) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa
11- Marcio Roberto da Silva (PMDB) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa
12- Osvaldo Venâncio dos Santos Filho (PSL) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa
13- Rômulo Gouveia (PSDB-PB) – candidato a vice-governador – réu na Ação Penal 492 (Crimes eleitorais). Data de autuação: 08/07/2008
14- Salomão Benevides Gadelha (PMDB) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa
15- Sebastião Alberto Cândido (PPS) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa
Phelipe Caldas - MaisPB
0 comentários:
Postar um comentário