O novo coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel José Walber Rufino Tavares, já iniciou os trabalhos de prevenção para o período de chuvas. Para isso, já está sendo feito o mapeamento das áreas de risco para estabelecer critérios de atendimentos às comunidades, observando as necessidades de cada.
Em um levantamento preliminar, foram catalogados 34 pontos críticos e que merecem maior atenção, a exemplo das comunidades que vivem próximas às barreiras. Também estão sendo acompanhados o aumento do nível dos rios e o acúmulo de lixo destas áreas. Somente após o término do levantamento é que o órgão vai divulgar os locais de risco.
Segundo o coordenador, é fundamental o apoio das prefeituras municipais para executar esses trabalhos de prevenção antes que as chuvas comecem. A idéia é que a Defesa Civil de cada município crie núcleos de incentivos para evitar catástrofes como as recentes do Rio de Janeiro. “A partir daí, o Estado levará recursos que dará condições para aquisição de material e treinamento de pessoal especializado: enfermeiros, médicos, professores, assistentes socais etc”.
O coronel Rufino destacou que colocar este planejamento em prática não é tarefa só dos órgãos ligados diretamente à Defesa Civil. “Queremos o empenho de todos, sobretudo de pessoas voluntárias para prestar socorro e assistência às famílias que certamente irão precisar”.
A Famup informa que quem se interessar em fazer parte dessa campanha deve procurar Walquíria de Lourdes, ligando para (83) 3218-4652 e (83) 3218-4679, na Defesa Civil.
Mobilização
Providências já estão sendo tomadas com o objetivo de elaborar um Plano de Contingência e Risco devido à chegada do período chuvoso em Campina Grande. Veja mais detalhes aqui.
Secom-PB
0 comentários:
Postar um comentário