A Câmara analisa proposta que estabelece piso salarial de R$ 1 mil para os garis. A medida está prevista no Projeto de Lei 7926/10, do deputado Tadeu Filippelli (PMDB-DF). Segundo o texto, o valor será reajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).Os garis da cidade de Riachão já esperam por essa aprovação, que vai beneficiar e muito a cidade por que com um melhor salário eles podem melhorar a sua qualidade de vida e com isso exercer um melhor trabalho.
Infelizmente falta a estes trabalhadores uma assistência um pouco melhor, pois as condições de trabalho ao qual eles se encontram é precária. Alem de não terem as ferramentas adequados para a coleta do lixo eles não tem sequer uma segurança mais adequada, eles depositam o lixo de forma heroína não existe aterro sanitário.
Hoje, os pisos salariais dos trabalhadores de limpeza urbana são estabelecidos pelas convenções coletivas de trabalho, documentos acordados entre empregados e empregadores. Não há garantia legal para esse valor mínimo.
"Já passa a hora de os trabalhadores de limpeza e conservação de áreas públicas receberem da população brasileira o devido reconhecimento. A fixação do piso salarial irá assegurar uma vida mais digna para esses trabalhadores e suas famílias", defendeu Filippelli.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo segue agora para as comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Felipe Bernardo
0 comentários:
Postar um comentário