SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Teju em Riachão


Com o nome científico de Tupinambis teguixin, há também o teiú-do-cerrado (Tupinambis merianae).Outros nomes populares de etimologia tupi-guarani: tuu, teiú, teijú, tiú, tejú-guasú, tejú-tará, tejú-guasú-tará (camaleão), teiú-oby (verde ou azulado), tejú-tinga (branco) tejú-pytá ou piranga (vermelho), tejú-kuatiá (pintado), tejú-pará.


Da ordem dos Squamata da família dos Teiidae na seguinte distribuição geográfica do sul do Amazonas ao norte da Argentina. Em quase toda a América do Sul, exceto a oeste dos Andes.

É constantemente encontrado por caçadores e agricultores e outros trabalhadores da moto. Sua captura é muito simples geralmente são pegos pelo rabo, apedrejados ou mortos por espingardas.

O seu hábitat geralmente em florestas, Cerrados e Caatingas de hábito alimentar Onívoro. Ele come frutas, ovos e insetos. Sua reprodução é Desova entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação. Outro dado e que 4 a 8 ovos, postos num cupinzeiro. Vive em media cerca de  Aproximadamente 16 anos.

O teju é o maior lagarto da América do Sul e bastante comum, mesmo em áreas já exploradas pelo homem, vivem em buraco e preferem morar em sítios e chácaras, perto das casas, para se aproveitar dos restos de comida, dos quais se alimenta. Acusado de invadir galinheiros para roubar ovos, é largamente caçado no interior e sua carne tem fama de ser boa, muito parecido com a carne de galinha.

Mede quase 2 metros comprimento, da ponta do focinho até a cauda. A cauda do teju é maior que seu corpo, e é usada como arma funcionando como um chicote que dá dolorosas lambadas nos seus inimigos, embora uma mordida desse lagarto também possa machucar. Como a maioria dos animais silvestres, porém, o teiú não enfrenta o homem, mas foge quando se sente ameaçado.

Bom nadador e capaz de subir em árvores, o teiú não hesita em trepar num arbusto para capturar grilos, borboletas, ou mesmo pequenos vertebrados. Para desovar, entretanto, prefere o solo e geralmente a fêmea abre um buraco num cupinzeiro para pôr os ovos. Essa estratégia garante uma proteção extra, porque rapidamente os cupins fecham o buraco aberto em sua moradia, e assim os ovos incubam protegidos de qualquer predador.

Folha de Riachão/Felipe Bernardo

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores