SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Paróquia de Nossa Senhora da Luz completa 174 anos

Dia 27 de abril a Paróquia Nossa Senhora da Luz comemorou 174 anos de fundação. Esta que é a Igreja mãe da Diocese de Guarabira. Motivo de festa e de orgulho para a comunidade Guarabirense.
Mons. Emiliano de Cristo, em 1977 relata em seu livro que, com a emancipação política de Guarabira, por decreto n.º 17 de 27 de abril de 1837, com o nome de Vila da Independência, conforme referência acima, foi fundada a Paróquia de Nossa Senhora da Luz.Em 1857, conta ainda o sacerdote, que o presidente Antônio da Costa Peixoto mandou abrir o crédito de Cr$ 400,00 para continuação das obras da Igreja Matriz que foi amplamente modernizada e reformada em 1980 pelo então bispo auxiliar da Paraíba, dom Marcelo Pinto Carvalheira. Aos 10 de outubro de 1980, o papa João Paulo II publica a bula “Cum Exoptaret” consagrando e edificando a Diocese de Guarabira (no estado da Paraíba) e sua Igreja Catedral, a Paróquia Nossa Senhora da Luz.

Início da devoção a Nossa Senhora da Luz

A devoção a Maria Santíssima com a invocação Nossa Senhora da Luz teve seu início no século XV. Surgiu em meio a uma história singela e singular: ao ser aprisionado pelos mouros, um senhor português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, invocou com fé a proteção da Mãe de Deus, a qual o libertou.Devoção em Guarabira Conta-se que a 1º de novembro de 1755, com o grande terremoto de Portugal que só em Lisboa matou mais de 40.000 pessoas, destruindo a cidade, José Rodrigues Gonçalves da Costa, tomado de pânico, fugiu de Povôa de Varzin, província de Pôrto, cidade onde residia.
Católico como era, protestou, junto a Nossa Senhora da Luz, santa a qual tinha muita devoção, que mudaria de Portugal para onde não houvesse tremor de terra, conduzindo a família e a imagem de Nossa Senhora da Luz a quem erigiria uma ermida.
Assim fez, cumprindo sua promessa, escolhendo o Brasil, dentro do Brasil, Paraíba e nas terras desta, Guarabira. A festa de Nossa Senhora da Luz é celebrada todos os anos, em 2 de fevereiro, nas dezenas de igrejas a ela dedicadas no Brasil e no mundo. É a luz de Jesus chegando a todos por meio de Maria Santíssima.
Paróquia da Luz: 174 anos de História

Aos 27 de Abril de 1837 O Revmo. Sr. Bispo da Diocese de Olinda, Dom João da Purificação Marques Perdigão cria a Freguesia de Nossa Senhora da Luz, no estado da Paraíba, tendo em vista o decreto nº 17 de 27 de Abril de 1832, sendo seu primeiro pároco o Padre José Pereira de Araújo.
Em 1892, o papa Leão XIII cria a Diocese da Paraíba, posteriormente sendo elevada a Arquidiocese e sede metropolitana pelo papa Pio X, sendo seu primeiro bispo, Dom Adaucto Aurélio de Miranda Henriques, natural da cidade de Areia.
Aos poucos a Arquidiocese da Paraíba vai se desmembrando e são criadas as Dioceses de Cajazeiras (1914); Campina Grande (1949); Patos (1959) e a Diocese de Guarabira (1980).
A Diocese de Guarabira, criada em 1980 e instalada canonicamente aos 27 de Dezembro de 1981, teve como seu primeiro bispo, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, natural de Olinda e que pastoreou e acompanhou esta região por quase 20 anos.
Nesta data a Paróquia Nossa Senhora da Luz foi elevada a dignidade de Catedral da diocese. Peçamos a Deus no dia de hoje muitas graças e bençãos para nossa paróquia, mãe de todas as Igrejas desta querida diocese de Guarabira.
Parabéns a Paróquia Nossa Senhora da Luz, aos seus grupos, pastorais e movimentos.


Fonte: Catedral da Luz

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores