Beijo gay: Jornal Nacional passa na frente das novelas e exibe cena
O beijo gay já foi cogitado em várias novelas da emissora, mas sempre evitado. Em 2005, os atores Bruno Gagliasso e Erom Carneiro chegaram a gravar a cena de um beijo gay para o final da novela América, mas a cena foi vetada.
Casal que teve casamento cancelado em Goiás, se beija em reportagem do JN |
Questionada pelo Comunique-se se há alguma regra para telejornais e outra para telenovelas para o tema, a emissora disse que cabe comparação, mas que não existem temas proibidos nas novelas.
“Não cabe comparação entre realidade e ficção. É papel do nosso jornalismo noticiar os fatos com qualidade e isenção. E não existem temas proibidos na nossa teledramartugia. Ao mesmo tempo que a crítica ao preconceito é uma constante, nossa preocupação é preservar a liberdade de expressão artística mas sem levantar bandeiras de comportamento no campo da sexualidade, que é baseada na individualidade. Aqui nosso desafio está em respeitar uma audiência não-segmentada, múltipla em suas expectativas e preferências”, respondeu a Central Globo de Comunicação em nota.
No entanto, em fevereiro de 2011, o diretor da emissora Luis Erlanger, respondeu a solicitações de entidades homossexuais sobre a proibição das cenas. Segundo ele, as cenas não eram exibidas nas novelas apenas para respeitar a classificação etária. "É algo, inclusive, que substitui o poder parental, uma vez que não há possibilidade, como no cinema, por exemplo, de os pais autorizarem a entrada de seus filhos em sessões de filmes classificados para crianças ou adolescentes mais velhos”, escreveu.
Videos:
C-se pergunta:Você acredita que deve haver uma mesma política para temas sensíveis nos telejornais e telenovelas ou cada tipo de atração deve adotar uma política?
Comunique-se
Primeiro Beijo Lésbico da Tv Brasileira em Amor e Revolução
Izabela Vasconcelos
0 comentários:
Postar um comentário