SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

PB quer vender polpa de fruta para Cuba



A Paraiba pretende abrir o comércio com Cuba. Um dos últimos países comunistas e que continua a sofrer com o embargo americano que dura quase meio século, vai receber uma comitiva de empresários paraibanos para discutir possibilidades comerciais.
A comitiva, liderada pelo governador socialista Ricardo Coutinho, embarca para Cuba hoje (18) para abrir comércio e trocar experiências com o País de Fidel Castro, em diversas áreas.
O porto de Cabedelo será a principal porta a estar aberta ao comércio entre a Paraíba e Cuba.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, dez empresários acompanham o governador na viagem denominada de 'missão comercial'
Leia nota da Secom sobre a viagem do governador da Paraíba a Cuba.
Expectativas da missão comercial de Ricardo Coutinho em Cuba

A convite do Governo da Paraíba, um grupo de dez empresários da Paraíba embarca com o governador Ricardo Coutinho para Cuba, neste domingo (18), em Missão Comercial. A agenda de negócios da comitiva paraibana cobre o período de 19 a 23 deste mês e tem o objetivo de expandir as parcerias institucionais, comerciais e culturais com a ilha socialista.
As empresas paraibanas (ou instaladas na Paraíba) farão o primeiro contato com empresários e com o governo cubano, no sentido de exportar, para aquele país da América Central, produtos como transformadores elétricos, calçados, alimentos, bebidas, papel higiênico e artigos plásticos. Um empresário do setor de transportes, que também atua com logística portuária, integra a comitiva.
Transformadores – A multinacional indiana Vijai Elétrica do Brasil Ltda, que tem uma unidade no Distrito Industrial de João Pessoa – a única do grupo na América do Sul –, pretende exportar para Cuba seus transformadores elétricos de ultima geração. Na fábrica da capital paraibana, são produzidos, por dia, 400 transformadores monofásicos e cerca de 250 trifásicos. O preço médio é de R$ 10 mil por unidade.
Segundo o diretor de marketing da multinacional, Darci Chaves Araújo, a Vijai já tem relações comerciais com o Peru e o Chile. Contatos também estão sendo iniciados com o Uruguai. “Nnesta missão, que tem à frente a comitiva do Governo da Paraíba, temos a vantagem de abrir uma porta oficial no país, o que representa um passo à frente para futuros negócios”, disse.
A Vijai se instalou em João Pessoa em 2006 e aqui gera 430 empregos diretos – incluindo os indiretos, são cerca de mil empregos. Darci ressalta que Cuba tem a energia mais cara do mundo, os geradores são a óleo, antigos, com mais de 30 anos de uso, porém o governo subsidia boa parte dos custos. O Porto de Cabedelo será o ponto de partida para os negócios com Cuba. A Vijai também tem uma fábrica no México e realiza negócios na Ásia e Europa.
Calçados – O empresário João Bôsco Florêncio, da Jotabê Indústria e Comércio de Calçados Ltda, com sede em Campina Grande, ressaltou a identificação do governo socialista de Ricardo Coutinho com o regime do governo cubano – o que, para ele, facilita o intercâmbio comercial da ilha com a Paraíba.
A empresa espera contribuir com a movimentação do Porto de Cabedelo, exportando calçados para Cuba. Hoje, 80% de sua produção destinam-se ao mercado nordestino. “Vamos com boa expectativa, com disposição para avaliar, observar os preços no comércio cubano e articular negócios futuros”, disse.
Frutas – O empresário Claudio Barbosa de Carvalho Filho revelou que a Intrafrut Indústria Transformadora de Frutos S/A, de João Pessoa, já exporta polpa de frutas para dezenas de países. Agora, pretende realizar negócios com Cuba, um mercado muito promissor. Por ano, a empresa tem capacidade de processar 60 mil toneladas de abacaxi.
A Intrafrut emprega 180 pessoas, fora os empregos indiretos. Para o empresário, o convite do Governo da Paraíba chega em boa hora, pois já havia planos de exportar para a ilha caribenha. “A iniciativa do governo paraibano é uma grande oportunidade”, destacou.
Couro – A Indústria e Comércio de Artefatos de Couro e Plástico Ltda, com unidades em João Pessoa e Campina Grande, produz cerca de 2.800 pares de calçados infantis por dia. O empresário José Saad Rached espera exportar o quanto antes para Cuba. “A ilha tem grande potencial”, disse.
Transportes e operações portuárias – A Marlog Marajó Logística e Serviços Ltda atua no setor de transporte e também em operações portuárias. Com boas expectativas de negócios na missão, o empresário Arlan Silva Rodrigues defende que o governo da Paraíba realize outras missões comerciais. “O Estado precisa ingressar de vez na globalização”, salientou.

Além do governador Ricardo Coutinho, de alguns auxiliares do Governo do Estado e dos empresários já citados, integram a missão paraibana o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba, Marconi Medeiros, e os empresários José Gonzaga Sobrinho, (Atacadão de Estivas e Cereais Rio do Peixe Ltda – Campina Grande); Fábio Tyrone Braga e Oliveira (Pau Brasil Veículos e Peças Ltda – Sousa); Carlos Frederico Gaudêncio (Plastex Indústria e Comércio de Plástico – João Pessoa); e Christiano Saldanha (Fofex Indústria de Papéis Ltda – Campina Grande).
Agenda – O governador Ricardo Coutinho, os demais integrantes da comitiva governamental e os empresários embarcam em São Paulo, na madrugada deste domingo (18), e chegam em Cuba às 11h23, depois de o vôo fazer escala no Panamá. O grupo embarca de volta na manhã da próxima sexta-feira (23).
Na agenda, constam, entre outros eventos: visita a um showroom de produtos brasileiros; reunião com o Embaixador do Brasil em Havana; reunião com a administração portuária; reunião com a Mincex (Comércio Exterior); encontro com a Câmara de Comércio de Cuba; visita técnica às obras do Porto de Mariel (obra executada pela Odebrecht).
Na quarta-feira (21), a agenda começa com mua visita à joint venture Brascuba (Sousa Cruz e TabaCuba); na seqüência, ronda de negócios; e reunião com a empresa cubana Palco, organizadora da Feira Internacional de Havana. Depois haverá um encontro para avaliar a missão.

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores