SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

O gato do mato em Riachão

O gato-do-mato ou gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) é um felino originário da América Central e América do Sul. É também conhecido também pelos nomes de gato-do-mato-pintado, gato-selvagem e gato-tigre

Vivem da Costa Rica à Argentina, se alimentando de ratos, pássaros e insetos, e medem cerca de 50 centímetros.

Sua gestação dura 70 dias, a prole consistindo de um a dois filhotes.


Embora semelhante à jaguatirica, com a qual é confundido, o gato-do-mato se distingue pelo pequeno tamanho; é o menor dos felinos silvestres brasileiros, e pelas manchas em sua pelagem, rosetas parecidas com as da onça, porém sem o desenho completo, mantendo geralmente um lado aberto, enquanto a jaguatirica tem manchas alongadas, que dão à sua pele a impressão de ser listrada.

Existem ocorrências de gatos-do-mato inteiramente negros, melânicos, e o curioso é que uma gata de pelagem normal, pintada, pode ter filhotes negros, que por sua vez tem descendência de pelagem normal, num processo que os cientistas ainda não entendem bem, mas que acontece também com a onça-pintada e a pantera, que também podem nascer negras (pantera-negra).

Em nosso município e muito apreciado pelos caçadores, que fazem dele um complemento alimentar, sua pele ter um bom valor dependendo do tamanho. 

Não existe comercio clandestino dessa espécie em nossa região, mas a caça predatória e a constante crescimento das cidades contribui para a sua extinção. Tendo um papel muito importante no meio ambiente, pois se alimentam de insetos, pequenos roedores e pássaros mantendo a cadeia alimentar equilibrada.

A forma comum de captura estes animais é utilizando da incapacidade e naturalidade de outros animais, cães são utilizados, pois podem entrar em buracos e na mata com maior facilidade. A caça não é proibida. 

Sua pele no vale de R$ 30 a 50, a carne não tem muita procura muitas vezes não chega nem a ser consumida. O mito que ronda o gato-do-mato e que não pode chupar seus ossos, diz a tradição oral que pode enlouquecer ou ate mesmo morrer.

Felipe Bernardo











13 comentários:

Anônimo disse...

isso e crime nao pode mata os gato do mato

Anônimo disse...

todos os felinos brasileiros estão ameaçados de extinção, caça predatória de gatos é crime sim.

Anônimo disse...

QUEM PUBLICOU ISTO É UMA BESTA!

Anônimo disse...

Amigos,esses felinos,já foram abundantes em toda a nossa região,mas a caça predatória,vem,a cada dia,dizimando essa espécie tão linda e tão importante para o ecossistema...,e o pior é que as autoridades,nada fazem para impedir essa prática deplorável....

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB

Anônimo disse...

deveriao fazer casaco de pele humana

Anônimo disse...

bando de fdp ... uns fdp desses tem q morrer bem devagar, para sofrerem bastante, esses filhos dumas putas... humanos, raça do caraleo... da até vergonha de ser um ¬¬

lia disse...

bando de viado mata a puta da mae que nao deu educaçao, e crime sim o bando de analfabetos, sera que nao tem autoridades nesse municipio de merda pra ver isso, bando de passa fome vao procurar trabalho decente vagabundos.

lia disse...

pendura seus filhos vagabundos,marginais e depois matam eles safados deixe os animais em paz,tudo isso pra ganha trinta reais vao trabalhar que voces ganham mais,com certeza vivem na miseria o dinheiro nao deve dar pra nada e ainda sao cornos.

Anônimo disse...

Vc não devia apologia de que a caça é permitida! Isso é crime contra a vida de indefeso!

Anônimo disse...

Cambada de passa fome

Mato voçes cassadores disse...

Eu vou até essa cidade e vou matar voçês desgrassados,!!!vou arrancar seus olhos,por favor,deixe os felinos viverem,ou voçes morrem!!

Nilson Silva disse...

DESOCUPADO, FILHO DA PUTA! NÃO PODE MATAR ANIMAIS SILVESTRES E RAROS COMO ESSE! Vagabundo, Vai trabalhar!!!!

Anônimo disse...

Cacar e proibido em qq lugar do territorio nacional, isso e crime ambiental seus riachenses ignorantes!

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores