SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Fazenda de Joaquim Cabral

A fazenda localizada no assentamento tanques, esta hoje abandonada à mercê do tempo. Para a sorte da nossa história o Sr. Carneiro como é conhecido cuida da casa e realiza pequenas reformas em sua estrutura.


Mas não tem condições de reforma toda fazenda seria necessária muita mão de obra e um bom investimento na compra de madeira, Cimento, tijolos, janelas e portas e tinta.

A casa em se esta bem, mas outras partes como a antiga escola, armazém e o que seria a área destinada aos empregados que caio deve ser reerguida.

É impressionante o sistema de água, luz e esgoto existente na fazendo, sem falar da arquitetura que impressiona por sua grandiosidade. Tudo isso pode ser observado pelas caixas de gordura, e uma tubulação que se localiza bem em baixo da casa.

Outro ponto que pode ser salientado é a admiração dos antigos donos pela flora. Por traz da casa podemos encontrar o que resta de um antigo jardim frutífero. Uma grande e imponente arvore bem em frente à casa e também ao lado.

Da escola que fica a poucos metros da cada só restam o quadro e a mesa da professora, no lugar dos alunos palma (alimentação para os animais).

O antigo curral hoje abandonado serve de pasto para um burro, onde antes estava cheio de gado simbolizando de certo modo a riqueza de Joaquim Cabal, nada mais existe a não ser as ruínas.


























Felipe Bernardo


7 comentários:

Edileuza disse...

nossa fazenda em que meu pai morou mais o pai dele. nasci nessa regiao

Unknown disse...

minha sogra trabalhou nesta fazenda,com meu esposo e filhos e marido

Unknown disse...

Socorro 17 09 202,Meus pais moraram nessa fazenda,eu e meus irmãos fomos criados lá,passamos momentos bons e também difíceis,estudamos nesse grupo escolar,brincávamos muito debaixo dessa árvore era tempo Bom!o meu pai amava o sr.joaquim Cabral como patrão,Era cuidadoso com os seus moradores,hoje só recordações❤.

Unknown disse...

Amava estudar nessa escolinha a minha primeira professora chamava se Dôra capitão ela era maravilhosa nunca pensei q esse lugar iria ficar assim abadonado q saudade meu Deus

Unknown disse...

nossa meu esposo e minha sogra trabalharam muito tempo nesta fazenda,e uma pena tudo abondonada.

Fernando Almeida disse...

Fazenda do meu Avo onde passei muitas ferias na infancia

Anônimo disse...

Saudades. Campanário. Mg

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores