SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Portador de câncer tem passe livre

O governador Ricardo Coutinho assinou na manhã desta sexta-feira (4), em solenidade do Salão Nobre do Palácio da Redenção, um Decreto de Lei que garante a gratuidade aos portadores de câncer e de um acompanhante nos transportes intermunicipais.


Ricardo aproveitou o momento para anunciar que pretende criar um Centro de Oncologia na cidade de Patos, no Sertão do Estado, para atender a região. Segundo o governador, que esteve em Brasília na semana passada, as negociações com o Governo Federal – especialmente com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha – foram no sentido de garantir recursos que promovam agilidade na execução de projetos como o Centro de Oncologia.

Na ocasião, o governador também anunciou que num prazo de 45 dias estará recebendo do secretário de Saúde, Mário Toscano, um Plano de Gestão para a Prevenção e o Tratamento do Câncer em parceria com os 223 municípios do Estado. “O Estado irá cumprir o papel de articulador para a inclusão de políticas de combate ao câncer junto com os municípios”, frisou o governador.

“Temos que descentralizar o tratamento do câncer. Não é possível que se caminhe 400 quilômetros para ter acesso ao tratamento. O governo compreende os problemas, mas é preciso tomar providencias para reverter essa situação. Minha intenção é estabelecer vínculos com prefeituras e entidades. O companheirismo e articulações de ações são mais importantes para o setor que a oposição ferrenha”, avaliou Ricardo.
Passe livre – A lei n 9.115, de autoria do ex-deputado estadual Flaviano Quinto (PMDB), foi sancionada no dia 7 de maio de 2010, mas não havia sido regulamentada.  A medida beneficiará 3 mil pacientes do interior que são atendidos somente no Hospital Napoleão Laureano, e de um acompanhante que terá direito a gratuidade, desde que a família tenha renda de até quatro salários mínimos.

Segundo Ricardo, este é um pequeno passo diante do que deve ser feito. “O Governo está apenas garantindo às pessoas o direito de não ficarem dependentes do poder público, como prefeituras locais ou parlamentares. O direito de ir e vir é um direito inalienável. Não podemos atribuir esta responsabilidade a qualquer figura política, ou favores políticos”, frisou. “Acho que esse direito ainda é muito pouco diante do que faremos para que o portador de câncer tenha um tratamento adequado no Estado. Mas tenho certeza que o transporte gratuito nos ônibus intermunicipais será um alento para essas famílias”, ressaltou.

Quinto de Santa Rita prestigiou a solenidade e disse que a lei demonstra que quando o executivo e o legislativo caminham juntos podem ser bastante úteis à sociedade. “É importante mostrar que os deputados fazem algo. Mais importante ainda é ter, lado a lado, executivo e legislativo atuando juntos, em projetos que possam beneficiar os paraibanos”.

Antes da assinatura do decreto de lei, o governador Ricardo Coutinho recebeu uma lembrança de três crianças portadoras do câncer em agradecimento a lei. A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Moema Arnoud, disse que a lei é um apoio importante para que os pacientes de outros municípios que precisam ir até duas vezes por semana para o Hospital Laureano possam cumprir todo o tratamento e voltar no mesmo dia ao convívio da sua família, sem precisar ficar esperando a disponibilidade de um carro da prefeitura ou ficar em casas de apoio. “Essa é uma vitória para a luta contra o câncer”, frisou.

A médica oncologista e presidente da Associação Donos do Amanhã, Andréa Gadelha Nóbrega, afirmou que para ela, como médica, a lei é um alívio, pois diariamente ouve relatos de pacientes de baixo poder aquisitivo que contam o drama que é conseguir transporte ou arcar com os custos de deslocamento para completar todo o tratamento. Ela ressaltou que é necessário a regularidade do tratamento para que o paciente consiga se curar da doença.

Para o representante das Associações dos Portadores de Câncer da Paraíba, Gilson Guedes, este é o maior decreto já publicado neste primeiro mês de Governo Ricardo Coutinho. “Ricardo já promoveu diversos benefícios neste seu primeiro mês de gestão, mas este é – sem dúvida – o maior decreto já publicado, tendo em vista o benéfico de tantas famílias que precisam. Outro imenso benefício é com relação às prefeituras, que estarão desafogadas com esta medida”, pontuou.

De acordo com o decreto caberá à Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social expedir a Carteira de Passe Livre, que deverá ser emitida uma  para o Portador de Câncer e até duas para pessoas cadastradas que deverão acompanhá-la em viagens. Caberá ao DER fazer o cadastramento dos pacientes e a indicação de até dois acompanhantes.
Da Secom da PB

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores