SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Implantação de Escolas Técnicas na rede estadual de ensino

FERNANDO_HADDAD_e_Ricardo_20110323_075832 Ministro da Educação garante apoio para implantação de Escolas Técnicas na rede estadual de ensino. O governador também solicitou mais investimentos para a instalação de laboratórios de informática
O governador  Ricardo Coutinho (PSB) foi recebido no final da tarde desta terça-feira (23), em Brasília, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e solicitou apoio do Governo Federal para a construção de 10 escolas técnicas profissionalizantes em várias regiões do Estado. Os recursos seriam disponibilizados dentro do programa Brasil Profissionalizante e com contrapartida estadual.

Também participaram da audiência o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, o secretário de Educação do Estado, Afonso Scocuglia, e dos deputados federais Luiz Couto (PT) e Damião Feliciano (PDT).  Durante o encontro, o governador também solicitou mais investimentos para a instalação de laboratórios de informática nas escolas estaduais, já que atualmente apenas uma média de 500 das 1.038 escolas possuem laboratório de informática.

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, as escolas técnicas serão instaladas de acordo com o perfil econômico do município beneficiado e levando a formação técnica a locais que não possuem Instituto Federal de Educação Profissionalizante do Estado da Paraíba. Ele lembrou que se na Paraíba houvesse mais de 30% de mão de obra qualificada na área da construção civil seria aproveitada. “É preciso ampliar a formação. Não adianta apenas formar mão de obra para outros Estados, mas que produza ali mesmo na sua terra”, completou.

O ministro Fernando Haddad aprovou a iniciativa e orientou que o Estado providenciasse a preparação do processo para se enquadrar no projeto Brasil Profissionalizante, que visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica, integrando o conhecimento técnico à prática. Haddad garantiu apoio do MEC para a viabilização do projeto de implantação das escolas técnicas na Paraíba.

O secretário de Educação do Estado, Afonso Scogligia,  informou que o Estado pretende criar 15 escolas técnicas nas diversas regiões do Estado e que buscará parcerias com o Governo Federal e todos os 223 municípios do Estado. “Não dá para fazer melhorias na educação estadual sozinho, isoladamente. Uma das nossas prioridades é enfrentar o analfabetismo de jovens e adultos. Vamos trabalhar em parceria com os municípios, igrejas, entidades, universidades e até com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra”, enfatizou Scocuglia.

Porto Seco- Em audiência durante a tarde com o ministro da Indústria e Comercio, Fernando Pimentel, o governador Ricardo Coutinho apresentou o  projeto de instalação do Porto Seco em Campina Grande,  de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e solicitou apoio do ministério.   Para Ricardo Coutinho Campina Grande tem potencialidade para receber um porto terrestre pela sua localização e pela economia pujante que polariza 20% das exportações de calçados e um pólo digital. De modo que o projeto vai estimular a atração de empresas na região.

O ministro Fernando Pimentel ressaltou que o ministério está de portas abertas para viabilizar os pleitos e orientar o Estado para dar mais agilidade a sua tramitação porque está de acordo com as diretrizes do ministério de estimular o crescimento do setor produtivo.

Secom-PB

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores