O Diário do Poder Legislativo
(DPL) traz publicado na edição desta quarta-feira (18.05) um projeto
de lei de autoria da deputada Olenka Maranhão (PMDB) que trata de um
assunto pouco discutido, mas de grande relevância: a gravidez de
paraplégicas e tetraplégicas.
De acordo com a matéria, deverá ser instituída uma campanha de esclarecimentos à respeito da gravidez em mulheres com lesões medulares, em todos os meios de comunicação seja no âmbito do Poder Executivo seja nos demais órgãos da iniciativa privada.
O projeto estabelece que para a efetivação da campanha, poderão ser ministradas palestras educativas com a distribuição de panfletos e folders. Além da realização e pesquisas, parcerias com empresas privadas e junto aos órgãos de saúde e aos voltados para o atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais.
“Cabe destacar que uma campanha de ampla divulgação com estes esclarecimentos, deverá ser de suma importância para que toda a população principalmente estas mulheres e mães que apesar de suas limitações e os devidos cuidados, poderão ter uma vida normal e adequada para oferecer os cuidados a esta criança”, afirmou a deputada Olenka Maranhão.
Segundo pesquisas, mesmo havendo riscos maiores de complicações durante a gestação, além de trombose, infecção urinária, problemas respiratórios, além atenção especial com a anestesia, se houver o cuidado de um pré-natal adequado e um planejamento apropriado, os problemas são minimizados.
0 comentários:
Postar um comentário