SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Lula vai receber título de "Honoris Causa" da UFPB

Universidade Federal da Paraíba vai conceder título de ¨ Honoris Causa¨ ao Doutor Lula!

 Concordo inteiramente com a Prof. nia Maria van Dijck. Acontece que ela está aposentada e pode expressar livremente suas ideias, pois do contrário iria sofrer profundos embaraços em sua carreira universitária. A democracia petista é assim!
Conheço a grei e sei que essa instituição, através de muitos dos seus integrantes, está a serviço da ideologia petista há pelo menos 30 anos.


Data: Terça-feira, 10 de Maio de 2011, 20:47

Estou mesmo revoltada com a notícia abaixo.
O sujeito envaidece-se por nunca ter lido um livro; arrogante, lembrou várias vezes que não é preciso ter diploma universitário para ser Presidente da República; sob seu governo, os professores universitários tiveram ridículos reajustes salariais (conseguidos sempre graças a longas greves) e, hoje, são uma classe de profissionais qualificados de baixa remuneração.

E o Magnífico Reitor da UFPB, em troca de algumas verbas – que, diga-se de passagem, são obrigação do governo federal para manutenção, ampliação e aperfeiçoamento das universidades federais – considera que um sujeito que atropela a Língua Portuguesa, que dá péssimo exemplo como incentivo à leitura, cujo governo institucionalizou a corrupção, levando-o a defender, em inúmeras ocasiões, todos aqueles que foram/ são acusados ou suspeitos de corrupção, sugerindo às novas gerações que ser corrupto é bom e torna a pessoa ilustre e bem relacionada com o governo, merece o título de Doutor “Honoris Causa”. 

 
O Magnífico Reitor, em troca de algumas verbas, perdeu o senso crítico; esqueceu que foi escolhido para gerir e representar a comunidade acadêmica, que sempre o honrou e o respeitou, e que merece ser honrada e respeitada pelo seu Reitor.

 
Sem senso crítico, o Reitor e mais todos os outros conselheiros que foram e são favoráveis a tal homenagem dão prova cabal de servilismo ao partido que está no poder, de bajulação e de pouco zelo pela titulação acadêmica. Dizem às novas gerações que os diplomas universitários não têm valor e nem importância; o que importa é conseguir ser militante de partido que governa, ser falastrão, engendrar metáforas grosseiras, jamais ler sequer um livro e encontrar uma comunidade acadêmica disposta à bajulação e ao servilismo, para, desse modo, permanecer na mediocridade intelectual, mas ostentando um diploma de alto grau.

 
É essa UFPB, que vai conceder a Lula seu mais alto título, que acaba de ter boa parte do acervo de sua Biblioteca Central danificada por vazamentos e goteiras. É essa UFPB que zela por seu patrimônio intelectual, conservado na Biblioteca Central, que vai consagrar a rudeza intelectual cultivada e assumida no alto dos muitos palanques. Afinal, para que a UFPB precisa cuidar dos livros da Biblioteca Central, se ler livros não tem a menor importância?

 
Ainda não vi meus colegas se pronunciarem sobre esse lamentável incidente de equívoco acadêmico. Só espero que não apareça algum professor doutor falando contra as elites intelectuais e em democratização da universidade, para justificar a bajulação e o servilismo.

 
Antes que alguém tenha o trabalho de dizer: sou elite intelectual, sim. Sou Doutora em Letras porque estudei muitos anos para isso. Li e leio muitos livros e já publiquei alguns. Sou acadêmica e sou contra a deterioração dos valores acadêmicos. Tenho zelo pelo diploma de doutorado que fiz por merecer, estudando, lendo, pesquisando e buscando formar outros intelectuais. Se ter cultura, formação universitária, inúmeras publicações (livros, artigos, trabalhos em congressos nacionais e internacionais, CDs de dados), ter lecionado na França e em mais de uma universidade brasileira, ter senso crítico, respeitar os valores universitários, é ser elite, então sou elite e não gosto de ver a mediocridade intelectual pontificar com diploma de doutor.

 
Não é por Coimbra ter colocado no seio de seu egrégio colégio de doutores um sujeito que tem orgulho de nunca ter lido um livro, que vou aceitar que a UFPB vulgarize os títulos acadêmicos.
Democracia na Universidade consiste em oportunidades iguais para todos que desejem crescer na Ciência, na Tecnologia, nas Humanidades. Democracia na Universidade não implica baratear o diploma acadêmico de alto reconhecimento de mérito intelectual ou científico ou cultural, em troca de algumas verbas, que não passam de obrigação do governo federal. Democracia na Universidade não é bajulação, cooptação e nem subserviência ao partido que está no poder. Ser democrata na Universidade é ter senso crítico, ter opinião e defender a liberdade de opinião; é ter qualificação para o exercício profissional e intelectual na Universidade; é sentir-se honrado em ser portador dos diplomas conquistados com estudo e pesquisa.

 
Uma pergunta que não quer calar: onde está o sindicato dos professores – a ADUFPB?
 
Sônia Maria van Dijck Lima – doutora em Letras (USP, 1989) - aposentada – DLCV/CCHLA/UFPB – meu CV está na Plataforma Lattes.
 
PS: Estejam livres para repassar o mais amplamente possível.
 Brasil Republicano

7 comentários:

Luis disse...

Jornal Nacional
G1 JN Especial Redação História Fale Conosco JN no Ar Vídeos

Edição do dia 30/03/2011
30/03/2011 21h07 - Atualizado em 30/03/2011 21h07

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra
Ele dedicou a honraria a José Alencar. O rígido protocolo foi interrompido várias vezes pela festa dos mais de mil estudantes brasileiros.
O ex-presidente Lula recebeu, nesta quarta-feira (30), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele dedicou a honraria a José Alencar, como conta o correspondente Pedro Bassan.
Dois séculos mais antiga que o Brasil, a Universidade de Coimbra abriu caminho para reverenciar o Brasil.
No sinal mais importante da honra acadêmica, Lula andou sobre as capas dos estudantes. Um gesto repetido por Dilma Rousseff logo depois. O tom solene do doutoramento ficou ainda mais sóbrio com a morte de José Alencar.
Diante dos doutores da universidade, Lula dedicou a homenagem a Alencar: "Nada disso teria sido possível sem a colaboração generosa e leal daquele que foi meu parceiro de todas as horas, um dos homens mais íntegros que já conheci, o inesquecível estadista que perdemos ontem, o meu querido vice, José Alencar Gomes da Silva".
O reitor chamou o ex-presidente e, em latim, concedeu a Lula o título de Doutor Honoris Causa. O rígido protocolo foi interrompido várias vezes pela festa dos mais de mil estudantes brasileiros. Dilma e Lula deixaram Coimbra uma hora e meia depois do previsto.

Luis disse...

Lula recebe honoris causa na Espanha
Enviado por luisnassif, sex, 01/04/2011 - 12:51
Por Stanley Burburinho

Procurei no Google não encontrei esta notícia em nenhum veículo da velha mídia. Lula ganha mais um honoris causa e vai ter gente querendo cortar os pulsos e que terá que contratar mais assessores para dar conta de escrever suas cartas:

"La Facultad de Filología propone unánimemente conceder el título de doctor honoris causa a Lula da Silva"

"UNIVERSIDADE DE SALAMANCA APROVA A CONCESSÃO DE DOUTORADO HONORIS CAUSA A LULA
31/03/2011
O Conselho de Governo da Universidade de Salamanca, que está entre as 5 mais antigas do mundo, fundada em 1218, acaba de aprovar a concessão do título de "Doutor Honoris Causa" ao ex-presidente Lula.
A reunião ocorreu ontem, dia 31/03/2011, em Salamanca, Espanha. A distinção ao ex-presidente foi solicitada e aprovada pela Faculdade de Educação e pela Faculdade de Filologia da Universidade.
Segundo a decisão da Universidade de Salamanca, o título concedido se deve ao "esforço realizado por Lula da Silva para universalizar a educação a toda a população do Brasil, tanto no nível básico como na educação superior, na qual criou um intensivo sistema de bolsas com importantes dotações orçamentárias". O Conselho de Governo da Universidade de Salamanca citou, também, que o presidente Lula "incrementou o orçamento e melhorou a situação dos professores dotando a carreira da dignidade necessária para que toda a população do Brasil, um país onde os índices de desenvolvimento e crescimento são altamente elevadas e se apresenta já como uma das grandes potências econômicas do futuro, tenha ao seu alcance os melhores níveis de educação e cultura".

Luis disse...

O PRESIDENTE LULA DA SILVA, DOUTOR HONORIS CAUSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, PORTUGAL, CRIOU AS SEGUINTES UNIVERSIDADES NO BRASIL:

13-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Lei nº 12.289/2010. Sede em Redenção, Estado do Ceará.

12-Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Lei nº 12.189/2010. Sede em Foz do Iguaçu, Estado do Paraná.

11-Universidade Federal da Integração da Amazônia Continental
UNIAM .
Lei nº 12.085/2009. Sede em Santarém, Estado do Pará, e Campi em Itaituba, Oriximiná, Óbidos e Tapajós.

10-Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).
Lei nº 12.029/2009. Sede em Chapecó, Estado de Santa Catarina, e campi em Cerro Largo - RS e Erechim-RS, e em Realeza - PR e Laranjeiras do Sul - PR.

9-Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
Lei nº 11.640/2008. Sede em Bagé, Estado do Rio Grande do Sul, e campi em Palmeira das Missões, Santana do Livramento, São Gabriel, Alegrete, São Borja, Uruguaiana , Caçapava do Sul, Jaraguão e Dom Pedrito – RS.

8-Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Lei nº 11.173/2005. Sede em Diamantina, Estado de Minas Gerais,e Campi Santa Mônica, Umuarama, do Glória e do Pontal.

7-Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre–UFCSPA.
Lei nº 11.641/2008. Sede em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.

6-Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Lei nº 11.155/2005. Sede em Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, e Campi em Angicos e Caraúbas-RN.

5-Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.
Lei nº 11.154/2005. Sede em Alfenas, Estado de Minas Gerais.

4-Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Lei nº 11.153/2005. Sede em Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul.



3-Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
Lei nº 11.152/. Sede em Uberaba, Estado de Minas Gerais.

2-Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Lei nº 11.151/2005. Sede em Cruz das Almas, Estado do Bahia,campi em Amargosa, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus-BA.

1-Universidade Federal do ABC – UFABC.
Lei nº 11.145/. Sede em Santo André, Estado de São Paulo.

Luis disse...

Em “ DE OLHOS OPACOS NO TURBILHÃO DO MUNDO, Mauro Santayana ensina:

“O título universitário é, hoje, licença profissional corporativa. O senhor Aleluia está diplomado para exercer o ofício de engenheiro. A Universidade o preparou para entender das ciências físicas, e é provável que ele seja profissional competente, tanto é assim que ministra aulas. O título universitário certifica que o graduado estudou tal ou qual matéria, mas não faz dele um sábio. O conhecimento adquirido na universidade é importante, mas não é tudo. Volto a citar, porque a idéia deve ser repetida, os versos de um escritor mais identificado com a direita do que com a esquerda, T.S. Elliot, nos quais ele mostra a diferença entre ser informado, conhecer e saber: Where is the wisdom we have lost in knowledge? Where is the knowledge we have lost in information?

O título de Doutor Honoris-Causa, sabe bem disso o engenheiro Aleluia, não é licença profissional, mas o reconhecimento de um saber, construído ao longo do tempo, tenha o agraciado ou não freqüentado a universidade. O papel da Universidade não deveria ser o que vem desempenhando - o de conferir certificados de preparação técnica -, mas o de abrir caminho à busca do saber. O Senador Christovam Buarque, com a autoridade de quem foi reitor da UNB, disse certa vez que a Universidade ideal será aquela que não expeça diplomas.

Lula, com os seus defeitos, e não são poucos, é um doutor em política. Um chefe de Estado não administra cifras, não faz cálculos estruturais, não prolata sentenças, nem deve escrever seus próprios discursos. Cabe-lhe liderar os povos e conduzir os estados, e isso dele exige muito mais do que qualquer formação escolar: exige a sabedoria que desconfia do conhecimento, e o conhecimento que se esquiva das informações não confiáveis.

A universidade é uma instituição relativamente nova na História. Ela não foi necessária para que os homens, com Demócrito, intuíssem a física atômica; com Pitágoras e Euclides, riscassem no solo figuras geométricas e delas abstraíssem os teoremas matemáticos; e muito menos para que Fídias fosse o genial arquiteto e engenheiro das obras da Acrópole e o escultor que foi. Mais ainda: as maiores revoluções intelectuais e sociais do mundo não dependeram das universidades, embora nelas se tenham formado grandes pensadores - e sua importância, como centro de reflexões e pesquisas, seja insubstituível. O preconceito de classe contra Lula sela os olhos de Aleluia e os torna opacos.


Solidário o meu autodidatismo com o de Lula, quero lembrar o grande escritor norte-americano Ralph Waldo Emerson: um talento pode formar-se na obscuridade, mas um caráter só se forma no turbilhão do mundo.
É no turbilhão do mundo que se forma o caráter dos grandes homens.”

Luis disse...

Lula da Silva y Jean Pierre Serre, investidos Honoris Causa por la Universidad de Barcelona
________________________________________ El Mundo
PROPUESTOS POR LAS FACULTADES DE DERECHO Y MATEMÁT
-
EFE BARCELONA.- El presidente de brasil ha sido distinguido con este título por su contribución a la paz, la justicia y la igualdad, mientras que en el caso del matemático galo se han reconocido sus aportaciones a las teorías de los números y de los cuerpos de clases y multiplicación compleja.

El consejo de gobierno de la Universidad de Barcelona (UB) ha acordado otorgar el título de doctor Honoris Causa al actual presidente de Brasil, Luiz Inásio Lula da Silva, y al matemático francés Jean Pierre Serre.

Fuentes de la UB han informado de que la propuesta de conceder el título de honoris causa al presidente brasileño ha surgido de la Facultad de Derecho, mientras que la distinción al matemático galo ha sido idea de la Facultad de Matemáticas.

La UB ha decidido conceder el título a Lula da Silva "por los valores de paz, justicia e igualdad que simboliza, y muy especialmente, por su apuesta decidida por la educación como motor de desarrollo humano y progreso social".

El rector de la Universidad de Barcelona ha hecho llegar al presidente de Brasil la notificación oficial de este nombramiento y ha ordenado que se inicien los trámites necesarios para que pueda ser investido durante el actual curso académico.

Por su parte, el matemático francés Jean Pierre Serre, que en el año 2003 ya obtuvo el Premio Abel de Noruega -equivalente del Nobel de matemáticas-, recibirá la distinción de la Universidad de Barcelona por su contribución al estudio de la teoría de los números y de los cuerpos de clases y multiplicación compleja.

Luis disse...

Blogs do Tribuna - Wagner Balera
Cobertura política, eleitoral, pesquisas e notícias do poder
02/06/2011
Doutor Lula
Como é de conhecimento de todos, a veneranda Universidade de Coimbra, célula mater das instituições da língua portuguesa, cujo estatuto chegou, a seu tempo, a integrar o direito brasileiro, outorgou o título de Doutor Honoris Causa a Luis Inácio Lula da Silva.
É, igualmente, de comum sabença que a outorga da honraria, sempre precedida de amplo debate pelo claustro acadêmico, leva em conta inúmeros aspectos dos quais não consta, obviamente, a formação acadêmica regular. Para esta ultima, as diretrizes formais exigem a protocolar elaboração de tese que explicite o problema examinado e proponha solução original para o mesmo.
O título concedido ao ex-presidente brasileiro destaca, sobretudo, a simbólica simbiose que existe entre o saber acadêmico e a vivência do homem da rua, cuja sensibilidade permite que soluções práticas sejam, depois, investigadas sob a luz do conhecimento teórico dos estudos universitários.
Lula nunca escondeu sua origem humilde. Esta foi, antes, um trunfo que carregou ao longo de sua bem sucedida carreira política. Entre o modesto diploma de torneiro mecânico a um dos mais cobiçados títulos universitários se infiltra uma história de vida que, mesmo para os adversários mais ferrenhos, demonstra o enorme esforço de superação das dificuldades e, decerto, o talento inato que permite a bem poucos chegarem a posição tão privilegiada.
Não foi só a Universidade de Coimbra que conferiu o doutorado a Lula. O mesmo fizeram os milhões de brasileiros que, em sucessivas pesquisas de opinião, avaliaram a figura e o desempenho do presidente brasileiro como digna das melhores notas. Destacam-se, aliás, os depoimentos de inumeráveis lideranças do mundo empresarial e financeiro que, para além das diferenças de classe, reconheceram na pessoa do ex-presidente um exemplo para todos.
Mas, a voz das Cassandras se fez ouvir. Com extrema petulância, alguém que foi reprovado nas urnas, cujo julgamento popular já diz tudo, que não está de nenhum modo credenciado para arrostar a autoridade superior da mais tradicional instituição cultural luso-brasileira, resolveu passar um pito naquele excelso Silogeu.
Que razões teriam movido tão inusitado quanto impertinente diatribe?
Só pude encontrar aquela mesma razão que moveu o coração de Caim, cujo nome simboliza o ciúme e cujo desejo, concretizado, é – e segue sendo em tantos outros descendentes desse primeiro malfeitor - o de matar o seu próprio irmão.

Luis disse...

Blogs do Tribuna - Wagner Balera
Cobertura política, eleitoral, pesquisas e notícias do poder
02/06/2011
Doutor Lula

"Impedido de reconhecer os méritos do irmão, Caim só é capaz de enxergar os defeitos do outro.
E, decerto, todos temos defeitos. Podem, inclusive, ser defeitos graves. Exercendo o poder supremo no Brasil por oito anos o Presidente Lula cometeu acertos e erros, cuja contabilidade será apurada melhor pela historia.
A Universidade de Coimbra sopesou o conjunto da obra e não as situações particulares que em todos os governos, inclusive no de Lula e de seus antecessores podem ter sido suscetíveis a críticas.
O precedente da Universidade de Coimbra acaba de ser seguido, no Brasil, pela Universidade Federal da Paraíba, que irá exornar o ex-presidente com o título de Professor Honoris Causa.
Justificando a homenagem, o Reitor da UFPB explicou que durante a gestão do Presidente Lula aquele estabelecimento de ensino recebeu incentivos que permitiram a duplicação do número de cursos de graduação e das estruturas da Universidade.
É bem possível que, investido desses honrosos diplomas, o ex-presidente deixe de lado um dos equívocos que cometeu, ao apregoar a desnecessidade do saber formal para a conquista das posições pessoais e profissionais. E que ele mesmo passe a catalogar como êxito de seu período de governo a abertura de mais amplas oportunidades de acesso aos meios formais de conhecimento a tantos e tantos que almejam conquistar as indispensáveis titulações acadêmicas.
De fato, na era pós-moderna em que vivemos, o valor do conhecimento especializado é cada vez maior e quase uma exigência para que alguém possa desempenhar, com êxito, as missões a que será chamado.
A ascensão à Presidência da República por um operário, conquanto seja parte integrante da qualificação democrática do Brasil, faz parte da história pessoal do Presidente Lula e, por si mesma, justifica a sua inscrição no Doutoral das duas Universidades que o acolheram.
Mas, a marca histórica do ex-presidente dificilmente será replicada no futuro. Que ninguém se iluda: sem conhecimento não se chega a lugar nenhum.

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores