Durante evento promovido pela UEPB novo ministro Celso Amorim realiza pronunciamento
Durante evento promovido hoje (05) pela Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), curso de Relações Internacionais e Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, o novo ministro da Defesa do Governo Federal Celso Amorim discorreu acerca do convite da presidenta Dilma Rousseff para assumir o cargo.
O ministro Celso Amorim esteve na Paraíba para ministrar a palestra “Balanço da política externa no Governo Lula e desafios futuros”, na Estação Ciência, em João Pessoa.
Em seu primeiro pronunciamento, após a nomeação para o cargo de ministro, Celso Amorim agradeceu à confiança da presidenta Dilma Rousseff e elogiou o trabalho desenvolvido por seus antecessores no cargo.
“Pretendo servir e trabalhar com o mesmo afinco e empenho com que tenho desempenhado outras funções e evidentemente tenho muito apreço pelo trabalho desenvolvido por meus antecessores. Em minha vida inteira fui servidor do Estado brasileiro e é o que pretendo continuar a ser, sempre abrindo essa condição para o diálogo com a sociedade, mas sem perder de vista também os interesses maiores estratégicos da nação”, analisou Amorim
Sobre o convite feito pela UEPB para vir à Paraíba, Amorim destacou a satisfação em participar desta iniciativa, a importância da Paraíba para o país e lembrou ainda do aniversário da cidade de João Pessoa, comemorado hoje.
“Estou aqui atendendo a um convite muito simpático ao cidadão Celso Amorim, porque quando fui convidado para vir à Paraíba eu não exercia nenhum cargo público. Irei proferir uma palestra para tratar de temas que vivi durante o período em que fui Ministro das Relações Exteriores sobre os quais continuo a refletir, mas na realidade não deixa de ser uma alegria ter recebido a notícia da minha nomeação aqui no solo paraibano, terra de tantas tradições, importantíssima no processo histórico brasileiro, com tanta contribuição à literatura, artes, política, além do fato de participar das atividades no dia do aniversário da cidade de João Pessoa”, declarou Amorim.
De acordo com o coordenador de Assuntos Institucionais e Internacionais da UEPB, professor Carlos Henrique Ruiz, a iniciativa de trazer à Paraíba o embaixador Celso Amorim foi pensada, em parte, devido à trajetória de destaque do ex-ministro de Relações Exteriores do Brasil. “Celso Amorim desenvolveu um trabalho histórico, iniciando uma política externa renovada no país e estabelecendo novos paradigmas na área. Além disso, é uma personalidade que dispensa apresentações e que tem adotado uma postura de fortalecimento das Relações Internacionais no Nordeste”, declarou o professor Carlos Henrique.
Fonte: Site da UEPB
0 comentários:
Postar um comentário