77 estudantes foram selecionados para o Parlamento Jovem 2010
Com representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, o programa permite que estudantes de escolas públicas e particulares conheçam e vivenciem a rotina dos trabalhos legislativos, despertando uma reflexão sobre a representação política. Para participar, os estudantes apresentaram projetos de lei sobre agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.
Entre os temas mais recorrentes está a educação. Houve projetos que trataram, por exemplo, de ensino em tempo integral, melhoria da qualidade da educação e adoção de disciplinas na grade curricular. A preocupação com emprego foi, para os jovens, o segundo tema mais recorrente.
"Os projetos foram muito bons. Desta vez, sentimos melhora na técnica legislativa. Entre os critérios avaliados, levamos em consideração a oportunidade, a originalidade e a necessidade da proposta", avalia uma das coordenadora do projeto, Stefânia Serzanink.
O programa, criado em 2004 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), já contou com a participação de mais de 450 estudantes. A novidade deste ano foi que a Câmara ofereceu um curso pela internet para que os jovens aprendessem a elaborar um projeto de lei. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados são custeados pela Câmara.
MaisPB com Agência Câmara
0 comentários:
Postar um comentário