Representantes de 11 países da América Latina, entre eles, Colômbia, Cuba, Peru, Bolívia e Nicarágua, participam de encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) na Paraíba até o próximo sábado, 23. Eles integram uma rede internacional que pretende credenciar a Paraíba como um centro de referência em produção mais limpa, um conceito que cresce em todo o mundo e alia produtividade empresarial à redução do impacto ambiental.
Há cinco anos instalado na Paraíba, com sede em Campina Grande, o Centro de Produção Industrial Sustentável (Cepis) tem desenvolvido um trabalho especializado de consultoria junto a mais de 100 empresas de diversos segmentos com impacto ambiental, como olarias, gesseiras, panificadoras e até hotéis, da Paraíba e de estados vizinhos, como Pernambuco e Rio Grande do Norte, o que vem chamando atenção internacional. Os principais resultados do Cepis serão apresentados nesta terça-feira, 19, às 17h, no Hotel Imperial, aos representantes estrangeiros, além do Sebrae Nacional, a Embaixada da Suíça, Sudene e outras instituições parceiras, como o Senai e o Parque Tecnológico. A Suíça é referência mundial na tecnologia de produção mais limpa.
“Transferimos capacitação e metodologias de aplicação dessa tecnologia para 32 consultores locais, boa parte engenheiros, que por sua vez aplicaram consultorias com resultados expressivos. Em geral, para cada dólar investido, a empresa atendida teve 1,5 dólar de economia no seu negócio e a condição de produzir mais, agredindo menos o meio ambiente”, explicou Christian Buser, engenheiro químico suíço, consultor sênior do Cepis.
De acordo com a gestora do Cepis, Aluzilda, a criação do Centro foi fruto de um convênio do Sebrae/PB e a secretaria federal de Economia do governo da Suíça que permitiu a transferência de conhecimento especializado em produção mais limpa para o Nordeste. “O alto nível de desertificação da mata nativa e a possibilidade de fazer um trabalho focado em micro e pequenas empresas motivou o Governo suíço em criar um centro de referência no Nordeste brasileiro”, esclareceu.
O Cepis é o segundo centro de referência do país em produção mais limpa, sendo o primeiro instalado em Porto Alegre (RS). Com o encerramento do convênio de cinco anos com o governo suíço, deverá se tornar uma Organização da Sociedade Civil Pública sem fins lucrativos (OSCIP) e, por meio de novos convênios, continuará expandindo sua atuação no Nordeste.
Produção mais limpa - É um conjunto de estratégias que, aplicado de forma contínua nas empresas, contribui para uma maior produtividade associada à redução dos gastos com materiais e energia, principalmente que tenham fonte em recursos naturais. A chamada P + L é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental de prevenção da poluição na empresa visando não gerar ou minimizar a geração de resíduos, reduzindo os riscos ambientais para os seres vivos e trazendo benefícios econômicos para a empresa.
0 comentários:
Postar um comentário