SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Centro de Produção Limpa da Paraíba é referência internacional Sebrae-PB


Representantes de 11 países da América Latina, entre eles, Colômbia, Cuba, Peru, Bolívia e Nicarágua, participam de encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) na Paraíba até o próximo sábado, 23. Eles integram uma rede internacional que pretende credenciar a Paraíba como um centro de referência em produção mais limpa, um conceito que cresce em todo o mundo e alia produtividade empresarial à redução do impacto ambiental.
Há cinco anos instalado na Paraíba, com sede em Campina Grande, o Centro de Produção Industrial Sustentável (Cepis) tem desenvolvido um trabalho especializado de consultoria junto a mais de 100 empresas de diversos segmentos com impacto ambiental, como olarias, gesseiras, panificadoras e até hotéis, da Paraíba e de estados vizinhos, como Pernambuco e Rio Grande do Norte, o que vem chamando atenção internacional.

Os principais resultados do Cepis serão apresentados nesta terça-feira, 19, às 17h, no Hotel Imperial, aos representantes estrangeiros, além do Sebrae Nacional, a Embaixada da Suíça, Sudene e outras instituições parceiras, como o Senai e o Parque Tecnológico. A Suíça é referência mundial na tecnologia de produção mais limpa.

“Transferimos capacitação e metodologias de aplicação dessa tecnologia para 32 consultores locais, boa parte engenheiros, que por sua vez aplicaram consultorias com resultados expressivos. Em geral, para cada dólar investido, a empresa atendida teve 1,5 dólar de economia no seu negócio e a condição de produzir mais, agredindo menos o meio ambiente”, explicou Christian Buser, engenheiro químico suíço, consultor sênior do Cepis.

De acordo com a gestora do Cepis, Aluzilda, a criação do Centro foi fruto de um convênio do Sebrae/PB e a secretaria federal de Economia do governo da Suíça que permitiu a transferência de conhecimento especializado em produção mais limpa para o Nordeste. “O alto nível de desertificação da mata nativa e a possibilidade de fazer um trabalho focado em micro e pequenas empresas motivou o Governo suíço em criar um centro de referência no Nordeste brasileiro”, esclareceu.

O Cepis é o segundo centro de referência do país em produção mais limpa, sendo o primeiro instalado em Porto Alegre (RS). Com o encerramento do convênio de cinco anos com o governo suíço, deverá se tornar uma Organização da Sociedade Civil Pública sem fins lucrativos (OSCIP) e, por meio de novos convênios, continuará expandindo sua atuação no Nordeste.

Produção mais limpa - É um conjunto de estratégias que, aplicado de forma contínua nas empresas, contribui para uma maior produtividade associada à redução dos gastos com materiais e energia, principalmente que tenham fonte em recursos naturais. A chamada P + L é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental de prevenção da poluição na empresa visando não gerar ou minimizar a geração de resíduos, reduzindo os riscos ambientais para os seres vivos e trazendo benefícios econômicos para a empresa.

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores