SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Romero quer apresentar na Câmara projeto que restringe pesquisas eleitorais

O deputado federal eleito Romero Rodrigues (PSDB), enquanto vem tendo seu nome cotado para participar de uma possível composição do Governo Ricardo, vai cuidando mesmo de se organizar para o que foi eleito: assumir um mandato em Brasília.

E uma primeira ideia polêmica ele já pretende assumir na nova casa legislativa: vai apresentar um projeto restringindo a publicação de pesquisas eleitorais.

Romero sabe que já existem outros projetos em tramitação na Câmara e no Senado tratando do tema. Mas diz que não vai se furtar em dar sua contribuição.

"É necessário aprofundar o debate sobre esse tempa, para acabar com um faz de conta que muitas vezes emburrece o processo democrático", defende Rodrigues.

Outros

Na própria Câmara dos Deputados, há várias iniciativas propondo também controle de pesquisas.

Uma delas é da deputada Íris de Araújo (PMDB-GO) quer sugere proibir a divulgação de pesquisas de intenção de votos 45 dias antes das eleições.

O projeto será apresentado na Câmara na próxima semana.

Segundo a deputada, a ideia é liberar a realização de pesquisas durante o período apenas para consumo interno. Íris nega que a intenção seja criar algum tipo de censura. "Pelo contrário, apenas pretendo garantir a lisura dos pleitos", afirmou. "Não podemos deixar que um eleitor se decida por pesquisas tabajaras", completou.

Um dos projetos, por exemplo, que já está bem encaminhado no Senado Federal em relação a esse controle é de autoria do também tucano Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais.

O projeto, do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) já foi aprovado ontem na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e terá ainda de ser examinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de passar pelo crivo do plenário.

Em seu projeto, Eduardo Azeredo propõe, por exemplo, que as pesquisas feitas no último mês da campanha tenham obrigatoriamente de ouvir 0.01% do eleitorado - o correspondente a cerca de 13 mil eleitores.

Hoje, as maiores pesquisa eleitorais costumam ouvir cerca de 4 mil pessoas. O projeto também obriga os institutos a terem seu plano de amostra aprovado previamente por, pelo menos, dois terços dos candidatos que estiverem na disputa eleitoral.
 Luis Torres

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores