SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Novo ministro deu parecer favorável ao Ficha Limpa; destino de Cássio depende de Adams

size_590_luis-inacio-adams-nova_20101203_161525

 Os julgamentos da Ficha Limpa com Adams só devem acontecer em fevereiro de 2011

Escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira de Eros Grau no Supremo Tribunal Federal (STF), conforme antecipou o Poder Online, o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, será o responsável por desempatar os julgamentos relativos à Ficha Limpa. Sua decisão deve se dar no sentido de validar a nova legislação. Foi ele que, em maio, enviou parecer à presidência dizendo não haver problemas na sanção da lei.


Entre os processos que o ministro deve enfrentar está o do ex-governador, Cássio Cunha Lima (PSDB), que foi eleito senador com mais de um milhão de votos, mas que não foi declarado eleito por não ter conseguido o seu registro. O STF não chegou a consenso sobre o julgamento do Ficha Limpa e o impasse deve ser resolvido com a chegada do novo ministro.

No parecer encaminhado a Lula, Adams referenda a peça produzida pelo advogado da União Bruno Márcio da Costa Alencar. Ele alega não existir inconstitucionalidade na Ficha Limpa, e diz que a mesma deve valer para as eleições de 2010.
Apesar da decisão de Lula, os julgamentos da Ficha Limpa com Adams só devem acontecer em fevereiro de 2011, após o recesso da Justiça. Isso porque o nome de Adams ainda deve ser publicado no Diário Oficial da União e posteriormente aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa.

Se o processo acontecer com rapidez, Adams estaria pronto para assumir o STF ainda neste ano, mas não com tempo hábil para participar de julgamentos. Caso haja algum retardo, a provação de seu nome ficaria a cargo da próxima legislatura, que se inicia em fevereiro.

Impedimento
O iG conversou com ministros do STF sobre a possibilidade de Adams, por ter sido Advogado-Geral da União e ter recomendado a sanção da Ficha Limpa, se considerar impedido nos julgamentos da nova lei das inelegibilidades.

Segundo eles, não há conflitos e não haverá problemas para o novo ministro participar dos julgamentos. A tese do STF é que, somente quando o advogado atua em processos com conflito a favor da União é que se dá o impedimento, caso ele venha a participar, já como ministro, do mesmo processo.

Ficha Limpa
Até agora o STF analisou dois processos com base na Lei da Ficha Limpa. O primeiro foi do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC). Após o empate em cinco a cinco, o político abdicou de sua candidatura e a matéria foi arquivada.

No segundo, julgando o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) os ministros decidiram, após novo empate em cinco a cinco, dizer que não havia maioria para derrubar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considerou o político inelegível.

Mas tal decisão só valeu para o caso em questão, por isso, é preciso que a maioria seja formada para que exista jurisprudência e clareza se a Lei da Ficha Limpa vale ou não para as eleições de 2010.
Há no momento 15 processos relativos à Ficha Limpa no Supremo, entre eles o do ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA) e da eleita à Câmara Janete Capiberibe (PSB-AP), além do ex-governador da paraíba, Cássio Cunha Lima.

Do PolíticaPB com IG

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores