SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

IBAMA apreende 282 animais ameaçados de extinção

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizou, entre os dias 24 e 29 deste mês, a Operação São José II, com o objetivo de fiscalizar o transporte, o consumo e o comércio de madeiras retiradas da caatinga sem autorização do órgão ambiental competente.

A operação também fiscalizou os desmatamentos ilegais, abrangendo os Municípios de Itaporanga, Piancó, Sousa, Patos, Cajazeiras, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Aparecida, São José dos Cordeiros e Serra Branca. Os municípios foram embargados 45 ha de áreas com desmatamento ilegais, bem aplicadas multas no valor total de R$ 53.500.

Durante a operação, a equipe, que era formada por servidores do IBAMA-PB e da Polícia Ambiental, recebeu várias denúncias relacionadas à manutenção de animais silvestres em cativeiros, sem a devida autorização do órgão ambiental competente, o que resultou na apreensão de 282 animais e a aplicação de multas no valor de R$ 228.500.

O que mais chamou a atenção da equipe de fiscalização foi a existência de 26 aves, das quais 18 na lista de animais ameaçados de extinção, em um colégio na Cidade de Patos, sem a devida autorização do órgão ambiental competente.

Entre os animais apreendidos encontram-se galo-de-campina (55), golado (34), marreca (20), bigode (20), canário-da-terra (18), rolinha (16), azulão (14), jandaia (7), arara (6), papagaio (5). Também foram apreendidos papa-capim, anurama, gaturama, caboclinho, pega, papacu, ararajuba, sabiá, concriz, graúna, tico-tico, sanhaçu, maritaca, asa-branca, juriti, cancão, chorão, macaco, além duas peles de teju-açu e uma espingarda utilizada para caça. Alguns animais apresentavam ferimentos e descamação do bico, demonstrando a deficiência de cálcio na alimentação, sugerindo que foram submetidas a maus-tratos.

Todos os animais foram depositados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA-PB, onde serão vermifugados, passarão por uma quarentena e serão reabilitados para fazerem parte de programas de reintrodução de animais silvestres que estão sendo conduzidos pelo órgão.

De acordo com o Superintendente do IBAMA na Paraíba, Ronilson José da Paz, todos os 19 cidadãos autuados na Operação São José II terão 20 dias, a partir do recebimento do auto de infração, para apresentarem a defesa administrativa, quando os processos serão encaminhados para o julgamento da penalidade aplicada. 
IBAMA

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores