SEJA BEM VINDO A FOLHA DE RIACHÃO PB: HISTÓRIA – FOTOS – SÍTIOS – PROJETOS – ASSOCIAÇÕES – CURSOS - NOTÍCIAS - EVENTOS - CONTATO: folhaderiachao@gmail.com ou Cel: 83 8121-6550

Deixem seus comentários nas postagens ...

O gato do mato

Ameaçado de extinção pela ação do homem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Tatu-peba em Riachão

Uma das mais belas espécies da caatinga.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cobra Bicuda em Riachão

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Vital do Rêgo parabeniza Orlei

Finalista do IV Concurso de Redação do Senado




O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) parabenizou na manhã dessa sexta-feira (18), o estudante paraibano, Orlei Jacinto Pereira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Ribeiro de Lima, do município de Riachão, por ser um dos finalistas do IV Concurso de Redação do Senado Federal, que teve como tema “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”.


Com a redação “Velha piada… Uma visão brasileira”, Pereira foi o escolhido no concurso para representar a Paraíba.
Na quarta-feira (16), o presidente do Senado, José Sarney, deu posse, no Plenário, como Jovens Senadores, aos 27 finalistas do concurso. Durante três dias, os estudantes – um por unidade da federação – vivenciaram o trabalho dos senadores em Brasília.
Coube ao estudante Orlei Jacinto Pereira, da Paraíba, ler o termo constitucional de posse: “Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de jovem senador”.
O senador Vital do Rêgo disse que é uma grande oportunidade de aproximar os jovens da vida política e despertá-los para um assunto que deve ser de conhecimento de todos. “Sinto-me honrado em ver esses jovens aqui no Senado Federal conhecendo um pouco do nosso trabalho. Quero parabenizar a cada um dos 27 finalistas e em especial o representante da Paraíba, Orlei Pereira que apresentou uma excelente redação”, declarou Vital.
Ao final da legislatura, os projetos aprovados pelos estudantes serão publicados no Diário do Senado Federal. A melhor proposta apresentada durante os três dias de “mandato” poderá ser transformada em projeto de lei e, futuramente, discutida pelos senadores.
As atividades de simulação de atividade legislativa do Projeto Jovem Senador e a quarta edição do Concurso de Redação do Senado Federal integram o Programa Senado Jovem Brasileiro voltado aos estudantes de 16 a 19 anos, matriculados nos dois últimos anos do ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. O objetivo do concurso é promover a reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania.
Jovem Senador
Todos os 27 finalistas – um de cada estado – participaram do Projeto Jovem Senador, com “mandato” de três dias, quando os jovens parlamentares simularam como é o funcionamento do processo de criação das leis no país.
O Programa Senado Jovem, amparado pela Resolução 42/2010, permite que estudantes brasileiros conheçam o funcionamento do processo legislativo e estimula um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. O tema deste ano no concurso que escolheu os jovens senadores foi O Brasil que a gente quer é a gente quem faz. As redações serão publicadas em livreto produzido pelo Senado. As escolas receberão computadores, livros e DVDs.
Além dos trabalhos como senadores, os estudantes participam, em Brasília, de atividades culturais, como visitas à Feira do Livro e ao centro cultural Banco do Brasil (CCBB).
A próxima edição do Concurso de Redação do Senado Federal terá como tema “Meu Município, Meu país”.


Com informações da Agência Senado

0 comentários:

Postar um comentário

Barra de Ferramentas da Folha

toolbar powered by Conduit
 

Seguidores