O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski,
se reuniu com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), Eduardo Pereira Nunes, nesta terça-feira, 12 de abril. Com o objetivo
de construir laços de cooperação técnica entre as entidades, várias soluções
foram discutidas para solucionar os problemas dos Municípios brasileiros com o
Censo.
Entre as estratégias discutidas, uma deve ajudar os gestores de vários Municípios: O IBGE cederia um software utilizado pelo instituto para que os Municípios cadastrem todas as residências de sua região, evitando assim reclamações futuras. A CNM também deve preparar um seminário em parceria com a instituição para explicar e sanar dúvidas dos gestores municipais e explicar os dados do último Censo.
O presidente da CNM acredita que é necessário que o Instituto e o Municipio estejam sempre em contato. “É preciso que exista um canal de diálogo e que o prefeito se interesse por seus habitantes e entre em contato com o Instituto com antecedência, para evitar problemas de recenseamento”, explica Ziulkoski.
Na ocasião, o presidente da CNM explicou a situação dos 176 Municípios que perderam coeficientes de Fundo de Participação de Municípios (FPM) com o resultado do Censo em 2010. De acordo com Ziulkoski, a situação desses Municípios que perderam dinheiro drasticamente é muito injusta. Mas o presidente do IBGE garantiu que o Instituto está tratando de todos os casos e vai escutar as demandas dos prefeitos, buscar soluções e negociar maior participação dos gestores em qualquer recenseamento futuro.
O IBGE ainda propôs uma acordo de cooperação técnica entre as entidades, para que a exista um canal permanente de diálogo com os Municípios brasileiros.
0 comentários:
Postar um comentário